top of page
Buscar
Foto do escritormultiversobycassi

Ensinamentos de SadhGuru para uma vida melhor!

Atualizado: 12 de dez. de 2023

Conheça 10 dos melhores ensinamentos de Sadhguru sobre a vida!



Se você ainda não ouviu falar de Sadhguru, você logo ouvirá.

Ele é um yogi iluminado, um místico indiano moderno de nosso tempo atual.

Ele passa a maior parte do tempo viajando pelo mundo falando sobre mudanças e transformações internas em empresas e universidades pelo mundo, como Google, Microsoft, Harvard, Oxford e ONU.

Seu estilo de ensino é muito lógico e prático e não há assunto ou tema que esteja fora dos limites ou sagrado demais para ser questionado.

Você pode perguntar qualquer coisa sobre morte, assassinato, estupro, sexo, aborto, terrorismo, cultos, fanatismo religioso, ocultismo, pornografia, maconha — qualquer coisa que você tenha dúvida. Diferente de alguns moralistas, nenhum assunto o incomoda.


iogue indiano Sadhguru, de pé, de olhos fechados e mãos em mudra


Sadhguru é sem dúvida um dos mais sábios professores da atualidade, espiritual ou não. Ele fala de uma maneira extremamente lógica e direta, sem enfeites e sem muita preocupação de como o que ele diz impactará as pessoas.

Com facilidade ele faz CEOs, médicos, cientistas, jornalistas, líderes políticos, religiosos e espiritualistas arrogantes parecerem crianças.





Apresento aqui um resumo dos 10 melhores ensinamentos de Sadhguru!


1. Desista de suas conclusões


“Pare de se chatear. Aprenda a dizer (eu não sei). O que há de errado com isso? (Eu não sei) carrega uma tremenda possibilidade. No momento em que você destrói o (eu não sei), você destrói todas as possibilidades de conhecer.

É o desejo de saber que você destrói. Confusão é melhor que conclusões estúpidas. Em confusão, ainda há uma possibilidade. Na conclusão estúpida, não há possibilidade.”

Sadhguru frequentemente pergunta a uma sala cheia de pessoas, “se elas acreditam em Deus…”

50% levantam as mãos e dizem “sim”.

50% levantam as mãos e dizem “não”.

Ele então perguntará por que eles não são honestos em dizer: “não sei”.

- “Esse é o problema!”, ele diz: todo mundo está fingindo saber coisas que não sabem.

De fato, muitas pessoas estão absolutamente mortas sobre coisas que simplesmente não são verdadeiras.

Eis uma sugestão: Da próxima vez que você ouvir algo de que não tem certeza, em vez de escolher um lado para acreditar ou não, por que você simplesmente e apenas não admite a verdade, “não sei”?

O que há de errado com isso?

Recusando-se a tirar uma conclusão, você mantém sua mente aberta e dá à verdade uma chance de entrar. Mas, ao tirar uma conclusão, você naturalmente torna-se fechado e desconsidera todas as outras possibilidades.

Afinal,

Por que fazer perguntas quando você já conhece as respostas?

Por que procurar a verdade quando você já a tem?

Um ser humano, quanto mais inteligente ele se torna, mais confuso ele fica — cada passo é uma confusão. Só um idiota tem certeza absoluta. O sinal de inteligência é que você está constantemente se perguntando. Os idiotas sempre têm certeza absoluta de todas as coisas que estão fazendo em sua vida. ”


2. Evite opinar sobre qualquer coisa que não esteja na sua experiência

“Eu sei que muitos professores estão alimentando você com filosofias e explicações para tudo o que não está em sua experiência. As pessoas têm falado sobre deuses, céus, espíritos e almas com grande confiança e autoridade. Eles estão falando sobre algo que viram? ”

Embora Sadhguru fale sobre coisas metafísicas e espirituais como chakras, kundalini, reencarnação, espíritos etc, ele diz com a convicção de que não pode ser determinista sobre esses temas e não encoraja ninguém a falar com ares de autoridade sobre qualquer coisa da qual não tenha experimentado.

A razão pela qual Sadhguru não encoraja ninguém a opinar sobre coisas que não fazem parte de sua experiência é porque não é fácil compreender aquilo que você ainda não experienciou, logo é mais prudente observar que opinar.

“Até que você tenha experimentado por si mesmo apenas mantenha a mente aberta, não acredite e nem desacredite.”


3. Veja como é, e lide com isso do jeito que é

“Enfrente a realidade como ela é… não como você deseja que seja.”

Seja realista. Não feche os olhos para os problemas do mundo nem finja que eles não existem. Em vez disso, aja para produzir uma mudança real e incentive os outros a fazerem o mesmo.

E afinal o que é ser realista?

Não seja positivo e não seja negativo.

Não seja otimista e não seja pessimista.

Apenas veja a situação como é, e lide com isso do jeito que é. Isso é tudo que você precisa fazer.

Se você quiser atravessar a rua, não precisa pensar em pensamentos positivos ou começar a cantar um mantra para evitar os carros e evitar ser atingido. Tudo que você precisa fazer é ver claramente e olhar para onde está indo.”

É o mesmo com qualquer coisa: se você quer ter sucesso, você simplesmente precisa ver as coisas como elas são e lidar com elas como elas são, e não como deveriam ou poderiam ser.

Isso também se aplica às pessoas: em vez de procurar seus pontos fortes ou fracos, pontos positivos ou pontos negativos, basta vê-los como são e lidar com eles como são, e não como poderiam ou deveriam ser.

“Não olhe para ninguém. Não despreze ninguém. Quando você vê a todos como eles são, você navegará a vida de forma eficaz. ”

Clareza é a chave de alguém que atingiu seus objetivos.


4. Descubra o que te impede

“As cordas que prendem você e as paredes que te bloqueiam são cem por cento de sua fabricação. E isso é tudo o que você precisa para desatar e desmontar. ”

Se você quer liberdade, não pense em liberdade, apenas observe o que te impede. Entenda sua servidão!

O que está te segurando? O que está te impedindo?

É um vício? Um mau hábito? Um medo? Uma crença limitante?

Sua zona de conforto?

Observem a si próprios com o mesmo rigor e dedicação que geralmente reparam na vida alheia.

5. Corrija-se, não tente consertar os outros


“Eu quero mudar você — isso não é uma revolução. Estou disposto a mudar — agora sim isso é uma revolução. ”

O problema com o mundo hoje é que todos querem que todos os outros mudem, mas ninguém quer mudar a si mesmo.

Mas o problema é que você não pode mudar mais ninguém.

Você não pode mudar:

  • Seus pais

  • Seus filhos

  • Seu namorado

  • Sua namorada

  • Seu marido

  • Sua esposa

  • Sua família

  • Seus amigos

Você não pode mudar ninguém!


Se você pudesse, você já teria feito! Mas você não pode, e nem eles a você!

A única pessoa que você pode mudar é VOCÊ mesmo.

Então foque em si mesmo e não nas outras pessoas.

6. Livre-se do seu “mas e poréns”


A maioria das pessoas sonha com uma vida melhor, mas não estão dispostas a pagar o preço:

  • Eles não estão dispostos a mudar de carreira

  • Eles não estão dispostos a enfrentar seus medos e sair de suas zonas de conforto

  • Eles não estão dispostos a investir tempo, dinheiro ou esforço

  • Eles não estão dispostos a focar no trabalho

  • Eles não estão dispostos a se reeducar

  • Eles não estão dispostos a mudar

  • Eles não estão dispostos a sacrificar

  • Eles não estão dispostos a estudar


No entanto, se você é sério sobre o sucesso e sua felicidade, você deve tirar todas as restrições do seu sucesso, pagar o preço e estar preparado para fazer o que for preciso para vencer.

Sua atitude deve ser: O que for. Onde for. Quando for. Como for. Com quem for.


7. Você tem que fazer do jeito que funciona


“A natureza do universo é que, mesmo que você faça as coisas certas pelas razões erradas, ainda funciona. Mas se você fizer as coisas erradas, mesmo pelas razões certas, não funciona. As pessoas precisam entender isso. ” Você tem duas opções na vida:

  1. Fazer de sua maneira

  2. Fazer do jeito que funciona

A maioria das pessoas fracassa porque quer fazer as coisas “do jeito deles”, do jeito que sempre fizeram. Mas se você quer ser bem sucedido, você precisa esquecer de fazer as coisas “do seu jeito” ou do jeito que você sempre fez. Você precisa fazer as coisas do jeito que elas realmente funcionam.


Você não pode simplesmente fazer o que quiser e ser bem-sucedido.

Se fosse assim todo mundo seria bem-sucedido.

A menos que você faça as coisas certas, as coisas certas não acontecerão.

Se você faz a coisa certa — mesmo por acidente, com más intenções, pelas razões erradas, ainda funcionará.

No entanto, se você fizer a coisa ERRADA — mesmo com as melhores intenções e por todas as razões certas, não funcionará.

Por exemplo: não importa quantas vezes você disca e redisque o número errado, não vai funcionar. Você tem que fazer do jeito que funciona.

“Um dia, um homem caiu em uma fossa,até o pescoço. Ele tentou sair desesperadamente, mas não conseguiu. Então, depois de algum tempo, ele começou a gritar: ‘Fogo, fogo, fogo!' Os vizinhos ouviram o homem gritar (fogo) e chamaram a brigada de incêndio. Os bombeiros vieram e olharam em todos os lugares, sem fogo. Então eles o encontraram no tanque séptico, puxaram-no para fora e perguntaram (por que você estava gritando fogo)? Então ele disse: ‘Se eu dissesse ‘Merda, merda’, você teria vindo?’ Então, apenas trabalhar duro não o fará bem-sucedido. Você deve fazer a coisa certa, caso contrário, não funciona. A ação deve ser da maneira que a situação exigir. ”



8. Agir conscientemente, não compulsivamente


“A escolha é sempre antes de você: responder conscientemente ao presente; ou reagir compulsivamente a isso. Existe uma grande diferença entre os dois. E isso pode fazer toda a diferença do mundo. ”

A maioria das pessoas são criadores inconscientes. Tudo o que eles fazem é inconsciente. Eles andam, falam e agem inconscientemente. Eles falam sem pensar e agem sem refletir.

Mas se você quiser mudar sua vida para melhor — comece a agir conscientemente, não compulsivamente. Agir conscientemente. Vista-se conscientemente. Coma conscientemente. Fale conscientemente. Ande conscientemente.

Não viva sua vida inconscientemente no piloto automático como a maioria das pessoas, fazendo as mesmas coisas dia após dia, sem pensar.

Na verdade, reflita sobre o que você está fazendo e por quê.


“Não viva através da memória: se você estiver conectado à sua memória, as repetições acontecerão e a redundância virá; mas se você está prestando atenção, isso muda sua capacidade de ver as coisas. ”



9. Não leve sua mente muito a sério


“O conteúdo da sua mente não é sua escolha; é decidido por onde você está.

Tudo o que está ao seu redor entra nela. Você não tem escolha sobre o que você recolheu. E o que você reuniu em sua mente vai muito além de seus níveis atuais de percepção. Tudo o que você está exposto foi absorvido pela mente. Ela apenas absorveu tudo com o que entrou em contato. ”

A maioria das pessoas leva seus pensamentos tão a sério, acreditando em cada pensamento que passa por suas cabeças, como se seus pensamentos representassem a verdade inegável e irrefutável sobre qualquer coisa.


Mas adivinhe: pensamentos não são fatos. O que você pensa não necessariamente é o que é.

Pensamentos são apenas pensamentos. Só porque você tem um pensamento não significa que é verdade. Quantos pensamentos completamente aleatórios você tem que não têm nada a ver com nada?

Quantas coisas você já pensou que nunca se realizaram?

Quantas coisas que você nunca imaginou aconteceram?

As pessoas têm em média mais de 50.000 pensamentos por dia.

Você acha que tem 50 mil pensamentos verdadeiros por dia?

Faça um favor a si mesmo: aprenda a observar sua mente sem levar muito a sério. Não acredite em todo pensamento que passa pela sua cabeça. Observe seus pensamentos sem acreditar neles. Veja-os como nuvens no céu ou ondas no oceano, rapidamente vêm e desaparecem rapidamente.


Observe também e perceba que você não está no comando do seu processo de raciocínio e não sabe o que vai pensar. Se estivesselogicamente só pensaria pensamentos positivos e felizes em vez de pensamentos negativos e maus.

A verdade é que você não sabe nada ou sabe muito pouco sobre sua mente ou seus pensamentos, ou o que os causa, de onde eles vêm, qual será o seu próximo pensamento ou porque você tem um pensamento em vez de outro.

Se você não acredita, pergunte a si mesmo:

  • Qual será o seu próximo pensamento?

  • O que você vai pensar daqui a 10 segundos?

  • Por que você acabou de ter esse pensamento em vez de outro pensamento?

  • Por que você não pensa apenas no que você quer pensar?

  • Por que você frequentemente tem pensamentos aleatórios de algo que aconteceu há duas semanas, ou 25 anos atrás, em vez de algo relevante para o tópico atual da conversa?

  • Por que sua mente vagueia?

  • Você pode escolher não ter pensamentos?

A percepção de que você não é sua mente ou seus pensamentos, que você está separado deles, é uma das descobertas mais profundas e poderosas que se pode fazer na vida.



10. Descubra por si mesmo


“Ser um buscador significa que não importa o que os Vedas disseram, o que Krishna ou Shiva disseram, você tem que conhecer a verdade em sua própria experiência.”

Eu não sei nada sobre Jesus, nem você. Tudo que eu sei é o que eu li. Tudo que eu penso é apenas minha imaginação. Tudo o que acredito é apenas uma opinião. Eu não sei como ele se parecia, como era sua personalidade, o que ele realmente dizia, o que ele realmente fazia ou qualquer outra coisa. Não podemos falar com Jesus para lhe fazer qualquer pergunta para esclarecer alguma coisa. Tudo o que sabemos é o que alguém escreveu sobre ele há milhares de anos, o que pode ou não ser verdade.


E esse é o problema com as religiões. Nós não sabemos, só podemos escolher acreditar ou não acreditar.

Buda realmente disse essas coisas? Jesus realmente fez essas coisas?

Como podemos saber? Não estravávamos lá, ao menos não lembramos de ter estado lá.

Um verdadeiro buscador da verdade não pode se contentar em ter “fé” ou em acreditar em algo cegamente, sem reflexão. Nem podem aceitar a palavra de ninguém para nada. Em vez disso, devemos descobrir por nós mesmos, colocando-o à prova através da experiência.

Esses são ensinamentos poderosos que podem transformar sua vida para muito melhor. Sim, algumas ideias já conhecíamos, outras são profundamente inovadoras e até assustadoras, mas refletir sobre elas é nossa tarefa como buscadores que somos.


Curta o vídeo:


130 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page