top of page
Buscar
Foto do escritormultiversobycassi

Outubro traz eclipse “Anel de Fogo” - quem pode ver o Eclipse Solar Anular?

O último eclipse solar de 2024 será anular e formará um "Anel de Fogo" no céu, que poderá ser visto em parte da América do Sul.

 

foto eclipse anular anel de fogo

Este ano tivemos três eclipses: um eclipse da Lua (ocorrido em março) e dois do Sol. Um dos eclipses solares foi total e aconteceu em abril, sendo visto em partes do Canadá, quase todos os EUA e norte do México. Já o próximo, que vai acontecer na quarta-feira que vem (02 de outubro), será um eclipse solar anular – que poderá ser visto do Brasil.


Onde o “Anel de Fogo” poderá ser visto


De acordo com o site Space.com, o eclipse solar anular de outubro será visível para aqueles dentro de um amplo caminho através do Oceano Pacífico e do sul da América do Sul.


Este eclipse solar anular tem um longo trajeto, subindo ao sul do Havaí no Oceano Pacífico Norte e se estabelecendo ao norte da Geórgia do Sul no Oceano Atlântico Sul, em uma viagem de 14.163 km.

Apenas 11.600 km do caminho da anularidade cruzam áreas continentais em 2 de outubro, a grande maioria no sul da América do Sul, em dois países em particular: Chile e Argentina – ou seja, o fenômeno não será observável do Brasil em sua totalidade.





No entanto, em algumas áreas do país será possível testemunhar parte do evento. Os estados que poderão ver o eclipse, em ordem crescente de maior percentual eclipsado do Sol são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Bahia.


Quanto mais ao sul, maior será a porcentagem de cobertura do Sol pela Lua. Por exemplo, enquanto Goiânia verá apenas 0,02% do disco solar eclipsado, Porto Alegre testemunhará 26%. No Chuí, extremidade mais ao sul do Brasil, a cobertura será de 38,15% (a máxima a ser observada no país).



De acordo com o Observatório Nacional (ON), em São Paulo, o eclipse deve começar a se formar, parcialmente, às 16h51 (pelo horário de Brasília), terminando às 18h23, com o pôr do Sol. Em Porto Alegre a partir as 16h30 até 18h41. No Rio de Janeiro, poderá ser visto a partir das 16h59, com o Sol desaparecendo no horizonte às 17h50. Em Minas Gerais, o evento ocorre das 18h59 às 18h15.


Quem não puder ver pessoalmente por causa da localização ou preferir assistir pela internet, poderá acompanhar a transmissão ao vivo programada pelo ON em seu canal no YouTube, a partir das 12h30.

 

 

Vídeos sugeridos:


86 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page